segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sensores de Movimento para Iluminação

Sou perseguido por fenómenos... Depois de vários anos sem chatices, eis que os sensores de movimento que tanto trabalho me poupam ao circular em casa (e evitando que me esqueça de alguma lâmpada ligada) decidiram deixar de funcionar.

E não me refiro a apenas um, ou dois... mas sim todos eles!

Há algumas semanas comecei a notar um comportamento suspeito num deles... Quando a luminosidade ambiente se aproximava do nível de transição (ajustável por um regulador, para que o sensor actue apenas quando está "muito/pouco escuro") a lâmpada começava a acender e apagar continuamente em rápida sucessão.

Lá ia dar um "ajuste", e aquilo voltava ao normal...

Passados uns dias, o mesmo sintoma voltava a acontecer, mas desta vez continuando a ocorrer qualquer que fosse o ajuste. Até que finalmente começou a acontecer acompanhado de outro sintoma ainda mais grave: no fim do temporizador, em vez de desligar a lâmpada começava a fazer este "bailado pisca-pisca" - que para além de incómodo (prefiro reservar o uso de strobes para as festas!) reduz drasticamente a vida útil de qualquer lâmpada.


Mas o mais chato mesmo, foi verificar que num espaço de poucas semanas, todos os sensores de movimento começaram a apresentar os mesmos sintomas.

Bem sei que eram sensores de movimento "low-cost" da marca Coati (provavelmente só "remarcados" por eles) mas... o facto de cinco sensores comprados e instalados na mesma altura falharem passado pouco mais de dois anos, todos com o mesmo problema num espaço de poucas semanas, não deixa de ser assustador!


Fui obrigado então a novo investimento não planeado, e trocar todos os sensores de movimento por outros - Friedland Spectra - que me dizem ser de "melhor qualidade." (Veremos... daqui por dois ou três anos.)



Infelizmente ainda não arranjei a solução ideal, quer seria ter um módulo sensor de movimento que fizesse automaticamente o "soft-fade" ao ligar e desligar. Algo tão simples, mas que parece que não terei outro remédio senão recorrer a um Arduino ou algo equivalente para fazer eu mesmo...

7 comentários:

  1. http://www.high-voltage-lab.com/170/triac-light-dimmer

    ResponderEliminar
  2. Carlos, por acaso até nem fiquei assim tão admirado!
    Passo a explicar: já há algum tempo que comecei a notar que cada vez mais marcas constroem equipamentos para durar pouco mais que dois anos... o que regra geral coincide com a caducidade do período de garantia. Que conveniente, não?!

    Sou só eu, ou já alguém reparou que os electrodomésticos actuais duram em média, apenas três anos (assumindo que se lhes dá o uso normal e esperado)?!

    Parece-que que cada vez mais a preocupação não é construír com qualidade, mas garantir os rácios de vendas... seja lá como for :/

    ResponderEliminar
  3. oh Carlos nem parece teu;
    ja na minha cadeira de gestao, tinhamos um modulo em se falava so sobre a gestao do tempo de vida de produtos para q estes durassem exactamente o tempo de vida da garantia.

    A "qualidade" de construçao n e' q dure mt, mass sim ser capaz de os produtos ter um desvio estatistico tao curto quao possivel para q possa ser controlado o tempo de vida.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite,
    Permito-me aproveitar esta sua mensagem para pegar na marca Coatti e colocar-lhe uma questão. Adquiri desta marca três tomadas com controlo remoto para ligar e desligar o stand-by, á distância uma TV, um DVD e um candeeiro. Uma das tomadas sempre funcionou, as outras duas estão sempre a falhar. Deste tipo de tomadas tem alguma sugestão de marca mais fiável que me possa e queira indicar? Obrigado pela ajuda e cumprimentos pelo site....
    Dinis Martins

    ResponderEliminar
  5. @Dinis

    Assumindo que não é problema de distâncias (podes experimentar trocar as tomadas de sítio, para ver se o problema permanece ou "muda de sítio") será sinal que é mesmo problema do material.

    Nestes equipamentos "low cost" já está mais que visto que é feito para "ir funcionando"...

    Considerando o baixo custo, a opção será mesmo trocares por outro kit e "rezar" para que se aguente durante uns anos.

    Uma solução mais fiável passaria por módulos X10 ou Zigbee/Zwave... mas implicaria outros custos.

    ResponderEliminar
  6. Isso é "Obsolencência Programada"

    http://www.youtube.com/watch?v=femennb256E

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dar uma sugestão: Experimentem sensores da marca STEINEL. São excelentes e alguns modelos possuem o softstarter. Além disso, a STEINEL ainda fabrica luminárias sensorizadas discretas e elegantes.
      A STEINEL inventou o sensor de presença a 30 anos e não faz outra coisa. Realmente recomendo.
      www.steinel.pt
      Sou representante deles aqui no Brasil.
      andre.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails