quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Casa Rotativa Solar

Casas com painéis solares há muitas... mas uma casa rotativa capaz de gerar 5x mais energia do que consome, é algo que merece destaque.



A Heliotrope do arquitecto alemão Rolf Disch tem um gigantesco painel solar de 6.6kW no tecto que roda de forma independente do resto do edifício, maximizando a exposição solar.

Enquanto o painel solar segue o percurso do sol, o resto da casa roda de forma a maximizar a eficiência energética, protegendo as áreas que precisam ser arrefecidas e deixando entrar luz nas restantes.

Para além disso, tem sistema de purificação e reaproveitamento das águas residuais e da chuva, e muitos outros sistemas que tornam esta habitação num exemplo a seguir...

4 comentários:

  1. Sem duvida um projecto muito inovador e interessante. Só não me parece muito viável para idosos ou pessoas portadoras de deficiência física. Mas de facto um projecto a ter em conta para retirar boas ideias.

    ResponderEliminar
  2. Fogo... mas quando tempo levará a cobrar o investimento feito na casa. Gostava de saber o preço desta casa.

    ResponderEliminar
  3. A casa custou 2 milhões, mas é como tudo... por se tratar de um "protótipo" fica tudo bem mais caro do que aconteceria se as coisas fossem feitas em volume.

    Espero que ainda durante o nosso tempo de vida se assista à criação de casas modulares, onde a eficiência e microgeração de energia sejam um dos componentes "de base".

    Tal como na internet se assistiu à passagem do princípio "servidor->cliente" para as redes "P2P", seria interessante assistir a essa tendência na geração/distribuição de energia.

    ResponderEliminar
  4. "Tal como na internet se assistiu à passagem do princípio "servidor->cliente" para as redes "P2P", seria interessante assistir a essa tendência na geração/distribuição de energia."

    Sem duvida seria um projecto muito vantajoso para todos os consumidores, duvido é que seja do agrado do "servidor" que tal tendência se torne real..

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails