sábado, 1 de maio de 2010

Películas de Protecção Solar para as Janelas

Agora que o tempo quente se aproxima, é altura de considerar a melhor forma de mantermos uma temperatura confortável dentro de nossas casas.

Claro que, o ideal seria habitar uma casa com uma construção de qualidade, bem orientada e bem integrada no terreno, de forma a maximizar a exposição solar durante o Inverno, e minimizá-la durante o Verão... mas nem sempre isso acontece.

Hoje venho falar-vos das janelas.

Claro que todos conhecem as cortinas, estores, venezianas, etc.
No entanto, no que se refere ao isolamento térmico - ou melhor dizendo: ao isolamento solar - todas estas barreiras que se encontrem no interior de casa têm o inconveniente de pouco conseguirem fazer para reduzir a temperatura dentro das divisões expostas ao sol. Evitam que a luz entre, mas o calor "já está lá dentro" e será irradiado em maior ou menor grau para dentro da divisão.

O ideal é impedir que o sol chegue à janela, usando estores exteriores, portadas, ou qualquer outro método que permita fazer sombra sobre os vidros.

... mas novamente... nem sempre isso é possível... e por isso mesmo venho falar-vos de uma solução interessante e que considero ter custos bastante aceitáveis: as películas de protecção solar.

Estas películas são aplicadas nos vidros, bloqueando não só os indesejáveis e maliciosos raios UV, como também uma percentagem da radiação infra-vermelha da luz solar (que irá variar em função da película escolhida.)

Não se pense que se vai ficar com "vidros escuros" como nalgunss automóveis "tuning"; há peliculas quase completamente transparentes que conseguem mesmo assim filtrar a radiação indesejada. Mas isso será algo que cada um poderá escolher de acordo com as suas necessidades. Uma película ligeiramente maos escura poderá permitir maior conforto visual ao olhar para o exterior: tal como acontece nos automóveis com os seus vidros levemente coloridos.

Como vantagem adicional, deixarão de se preocupar com o descoloramento de móveis e tapetes, causado pela luz solar, que terá assim um efeito muito menos visível nos vossos bens.


É recomendado que a instalação destas películas seja feita por profissionais, e as marcas de qualidade oferecem 10 ou mais anos de garantia.

Como disse, numa altura em que o calor está a chegar, e mesmo que tenham ou pensem vir a ter um equipamento de ar condicionado... as vantagens que as películas deste tipo podem oferecer, poderão ser amortizadas num espaço de tempo bastante reduzido (menos calor dentro de casa - menor necessidade de arrefecimento.)

Há também películas de segurança que são bastante interessantes... mas deixo esse tema para outro dia. :)

9 comentários:

  1. Mas não se esqueçam de avisar a senhora que faz a limpeza lá em casa que os vidros/janelas com esta(s) película(s) NÃO podem ser lavados com a maior parte dos produtos de limpeza, tipo limpa vidros. Por outro lado, uma escolha feita agora/tempo ensolarado e quente pode influenciar opções erradas para o inverno. A orientação da janela, a sua exposição e o efeito pretendido (ensolação/térmico) devem ser cuidadosamente pensados. Os ganhos, podem sentir no ar condicionado, por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Também ia referir o problema de quando voltar o inverno :s

    ResponderEliminar
  3. Pelo que li, a maior parte das peliculas actuais já pode ser lavada com a maioria dos produtos (de início é que havia umas que nao podiam levar com amoníaco) - mas sim, convém ter isso esclarecido para não haver barracada.

    Quanto ao "problema" do Inverno, claro que tem que ser analisado caso a caso; mas muitas vezes as janelas/caixilharia dupla e vidos duplos já são um bom isolante que mantém o calor "cá dentro" - ou seja, qualquer fonte de calor interna continuará a ser igualmente eficiente, apenas contará com menor % de aquecimento vindo da luz solar.

    No meu caso em concreto (orientação nascente-poente) durante o Inverno - com ou sem exposição solar - sou "obrigado" a recorrer a aquecedores/lareira/AC/etc. Não vai ser a redução do factor "solar" que vai alterar essa situação.

    Enquanto que no Verão, pelo contrário, toda e qualquer redução será bem vinda. :)

    ResponderEliminar
  4. "bloqueando não só os indesejáveis e maliciosos raios UV"

    Prejudiciais ainda va, agora maliciosos ja e paranoia... :D

    ResponderEliminar
  5. @nplima

    São maus, são maus, eles até dão curvas para nos perseguir! :)

    ResponderEliminar
  6. E onde é que se pode arranjar disso e preços?

    Obg

    ResponderEliminar
  7. Podes fazer o pedido à http://www.sotermica.pt/
    que depois te reencaminha para um instalador na tua área, e dando as dimensões da janela e tipo de pelicula pretendida (solar, segurança, etc.) te fazem o orçamento.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails