terça-feira, 18 de maio de 2010

O que é o KNX?

Já lá vão mais de dois anos desde que vos falei sobre o X10, daí que me pareça apropriado dar-vos a conhecer algumas tecnologias mais recentes que tiram proveito das novas tecnologias, em vez de se basearem em coisas "do século passado".

Por isso mesmo, hoje vou falar-vos do KNX!

O KNX é um protocolo vocacionado para as casas e edifícios inteligentes e que surge da convergência de três sistemas distintos que competiam entre si: o European Home Systems Protocol (EHS), o BatiBUS, e o  European Installation Bus (EIB ou Instabus).

Como canal de comunicação o KNX é bastante versátil e permite múltiplas opções.
  • Cabo de par entrançado (herdado do BatiBUS e EIB Instabus)
  • Rede Eléctrica (herdado do EIB e EHS - e semelhante ao X10)
  • Radio (KNX-RF)
  • Infravermelhos
  • Ethernet (também conhecido como EIBnet/IP ou KNXnet/IP)

Portanto, nesta vertente, não parece haver limitações - seja qual for a vossa aplicação, o KNX deverá ser capaz de proporcionar o efeito desejado.

Tal como os módulos X10, existem módulos KNX para todos os gostos, de interruptores a módulos de controlo de luz, estores, etc. e claro, "centrais inteligentes" que vos permitem controlar todo o sistema e obter relatórios detalhados sobre os consumos e estado operacional da vossa instalação.



Sendo apoiado por alguns gigantes da indústria, como a ABB, Bosch, Miele, Schneider, e Siemens (entre outros) o KNX torna-se assim uma aposta com uma garantia de futuro e recomendada para novas instalações, nas áreas do controlo de iluminação, climatização, segurança, gestão de acessos, e gestão de energia.

A sua única (e principal) desvantagem são os custos relativamente elevados dos seus módulos, como se podem ver em sites como a KNXshop. Para muitos (como eu) isso é o factor fundamental para continuar a usar os módulos com preços bem mais acessíveis do sistema X10.

Mas... nos casos em que o preço não for factor decisivo... não há que enganar: KNX é o futuro.

5 comentários:

  1. Isto parece muito bom, mas como é que uma pessoa leiga na matéria consegue instalar um sistema destes? Já contactei muitas empresas de domótica e nunca nenhuma se mostrou interessada. Querem clientes tipo empreiteiros que tenham grandes encomendas. Agora um particular, para resolver um problema específico... é dificil. Não sabendo quase nada sobre isto, ou uma pessoa investe balurdios ou então vai estudar durante uns meses e faz sozinho as encomendas e experimentalismo.. :(

    ResponderEliminar
  2. @Capitão

    É por isso mesmo que muita gente (eu incluído) se fartaram de esperar e optaram por embarcar nos X10, que tem custos mais aceitáveis - mesmo se se começar apenas por brincadeira.

    Este KNX realmente está mais vocacionado para sistemas planeados de raiz, embora também permita a comunicação via PowerLine do X10 - mas com custos que afastam as hipoteses de "brincadeira".

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava de saber o feedback que têm do X10, se forem coisas simplórias se calhar até serve mas sei de casos, fenómenos, que acontece por vezes no X10...e amigos que passam a vida a ir aos clientes porque acontece isto e aquilo...por esta razão é que nunca mexi em X10.

    Na realidade portuguesa o KNX é aquele protocolo básico, que na verdade é mesmo simples de instalar...depois temos o Lutron que aí sim já se canta a minha música!

    ResponderEliminar
  4. @Diogo

    Pessoalmente, nunca tive problemas com o X10. Mas, também fiz os possíveis para minimizar a hipótese de problemas: circuitos independentes para o máximo de coisas, filtros nas tomadas de UPS e frigorifico, etc.

    Em muitos anos, terei tido 4 ou 5 actuações "fantasma" de um estore a subir ou a descer sem motivo, sendo que em 3 ou 4 dessas ocasiões ocorreu quando estava a mandar um comando para outro estore (e o afectado poderá ter "apanhado" o endereço errado - provavelmente poderia minimizar isto se intercalasse mais os endereços, para não ficarem todos "encostados" - mas como disse, não é "problema" que me faça perder tempo com isso.)

    Claro que também tenho um sistema relativamente simples: meia-duzia de estores + meia-duzia de lampadas; e os motion sensors não estao a mandar comandos pela rede electrica, o que minimiza a hipotese de conflitos....
    Quem tiver uma instalação com muitas dezenas de modulos de X10, e com a rede "saturada" de comandos... claro que aí se tornaria um pesadelo tentar perceber a causa de tais "fantasmas".

    ResponderEliminar
  5. Estou muito descontente com o sistema que tenho instalado em casa.. é proprietário da paradox, e foi insalado por uns senhores de protecção total, que deixem que lhes diga, não são boa gente.. é para dizer o minimo..
    Estou a pensar arcar com os custos e meter mãos a obra, desligar a porcaria que me meteram cá em casa e por uns X10 a controlar os estores. Depois posso começar a por mais coisas..
    Ando a ver orçamentos, porque montar sozinho, por muito que se lê, posso fazer asneira.. e depois é pior ..

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails