quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projecto JARVIS

Para quem viu o último filme de Iron Man e delirou com a casa inteligente de Tony Stark onde o seu fiel assistente Jarvis foi "robotizado", estará rapidamente apto a perceber o que inspirou Chad Barraford a tentar tornar este sonho realidade.


Ao longo de um ano, e gastando menos de $700 dólares, Chad construiu o seu próprio JARVIS. Um sistema que integra vários sistemas, de RFID a X10, passando pelos cada vez mais obrigatórios serviços de geo-localização (através do Google Latitude) e por um sistema de reconhecimento de voz (no seu Mac Mini que serve de cérebro a tudo isto.)

Graças aos porta-chaves RFID que Chad possui e que distribuiu entre os seus amigos, o sistema sabe quando ele está em casa, sozinho ou acompanhado, o que faz com que Jarvis deixe de anunciar publicamente informações "privadas" quando tal é inapropriado. Até o seu cão tem direito a uma coleira RFID, para que Jarvis acenda as luzes quando ele regressa a casa.
Quando não está em casa, o Jarvis desliga automaticamente o despertador; e graças à geolocalização, quando Chad pergunta pelo estado do tempo Jarvis sabe dar-lhe as informações correctas, esteja ele onde estiver.

Mais uma vez se demonstra as imensas possibilidades que a domótica oferece e por um custo reduzido.

Chad pretende preparar um sistema "pronto-a-usar" que facilite a vida a quem não queira chatear-se com os detalhes... esperemos que seja bem sucedido!

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails