terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Intel Home Energy

A Intel não quer deixar de estar preparada para a revolução energética que está para chegar, no dia em que os sistemas que actualmente uns poucos "curiosos" utilizam para monitorizar os consumos em suas casas (e não só) começarem a ser utilizados por todos.

Para isso, demonstrou o seu terminal de gestão de energia Intel Home energy.


Utilizando um CPU Atom e um ecrã OLED, e tendo WiFi e Zigbee, este módulo seria energeticamente eficiente e permitiria uma integração com muitos outros serviços da vossa casa inteligente.

Infelizmente, é apenas um "proof-of-concept" e não representa um produto comercialmente disponível para já.

2 comentários:

  1. Está muita gente a investir nisto...Será que é desta que a domótica vai aparecer "a sério"?

    Já agora, existe alguma forma (domótica) de acertar os relógios dos electrodomésticos automaticamente? Sempre que falha a luz (e aki infelizmente falha muito) lá temos de acertar o relógio do microondas, do forno, do....argh!

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que sim... Estas coisas vêm a acumular-se há décadas, e imagino que será tipo "panela de pressão": vão acumulando-se e algum dia "terá que explodir."

    (Mas posso estar enganado, e em vez de uma explosão isto vir a ter uma adopção gradual, que se vai infiltrando na sociedade e que - quando dermos por isso - "já está"!)

    A questão dos relógios é algo que já vi ser abordado há muito tempo, com sistemas e protocolos que permitem ter um "master clock" que depois se encarrega de sincronizar todos os restantes dispositivos com relogios da casa.

    A ideia é boa, mas como sempre falta a integração e uniformização entre todos os fabricantes, e não me parece que isso se vá alterar na próxima década. :(

    Precisamos que um formato se implantasse no mercado e que oferecess uma garantia de suporte continuado (e de interligação com formatos de preferência "abertos" e não-proprietários.)

    Eu ainda tenho esperança que o ZigBee possa vir a ajudar nesta área... Pois tem um custo acessível (para os fabricantes), é bastante eficiente, e seria de simples implementação.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails