sábado, 30 de janeiro de 2010

Apple iPad na Domotica


O iPad da Apple foi apresentado recentemente e, como não podia deixar de ser, uma das tarefas em que o imaginei imediatamente foi: isto seria excelente no papel de interface para uma casa inteligente!

Há muito que ando a equacionar soluções "bonitas" que me permitissem ter acesso a informações da casa e controlar dispositivos a partir de qualquer divisão.

As opções até agora eram: construir um PC com touchscreen destinado a esse efeito, usar em Eee Top ou equivalente, ou pagar preços astronómicos por terminais touchscreen proprietários de várias marcas de sistemas de automação.
(Conheço várias pessoas que pagaram bem mais de 500 euros por meros "telecomandos artilhados" - há modelos do Philips Pronto a custar quase 1000 euros!)

Ora... 500 euros por um iPad tablet pronto a usar e que vem concebido de raiz para uma utilização "touch"... parece-me uma pechincha! Nem que seja para ser usado apenas como browser de uma página HTML no nosso servidor caseiro e que nos dê acesso aos dados e controlos que desejamos!
(Embora imagine que não deva demorar muito até que Apps dedicadas a esse efeito surjam como cogumelos na App Store.)

Imaginem-no num suporte de parede perto da entrada, onde o podem pousar quando saem, e pegar mal entram e levá-lo convosco para qualquer quarto ou sala. Ou até ter vários espalhados pela casa...

Gastar 1000 ou 1500 euros para ter dois ou três iPads neste cenário? Não me parece que fosse chocante.

Este iPad irá ser um verdadeiro "tablet" multiusos que poderá revolucionar muita coisa. Daqui por um ano ou dois, saberemos se estou certo ou errado.

9 comentários:

  1. Também tenho algum interesse por esta área mas mais pela parte electrónica, fazer algo para colocar nas tomadas que seja barato e consuma pouco, algo "caseiro". A parte do barato até se faz, a parte do consumir pouco é que é mais difícil ficando por exemplo um sistema destes a gastar ainda cerca de 1Watt. Tenho que fazer uns testes das ideias que tenho.

    ResponderEliminar
  2. Não é por nada mas há na concorrencia productos a custar 200€ que fazem o mesmo, e são muito mais abertos.
    Terias de fazer um senhor jailbrake ao ipad para poderes fazer o quer que seja.

    ResponderEliminar
  3. por acaso ter um tablet para controlo das funçoes de domotica, é mt bem pensado

    ResponderEliminar
  4. Pensei exactamente no mesmo !!!

    e tambem achei interessante esta patente :
    http://aminhaalegrecasinha.com/2010/01/apple-preparar-transformadores.html

    ResponderEliminar
  5. @metRo_
    Esses módulos para as tomadas, avança que eu fico como beta-tester! :)
    Acho que usando um micro actual, conseguirás ter um consumo total bem inferior a 1W (ainda para mais se utilizares "sleep modes" e outros que tais...)

    @Nuno
    Ora diz-me lá então um produto que faça o mesmo por 200 euros. Aos anos que o procuro! :)
    Quanto ao fazer o que quero... não estou a ver o impedimento: há um SDK livremente disponível (e se for só para fazeres para ti, nem te chateias com as aprovações da Apple.)
    Mas no meu caso, bastaria ter o browser... já que faria o interface todo em HTML+javascript.
    E aí... o iPad e iPhone são abertos quanto baste.
    (E sim, ainda haveria a hipótese de jailbreak caso chegasse a esse ponto.)

    ResponderEliminar
  6. Boas!
    Eu tb sou dos q indiscutivelmente vou usar um ipad para controlar a casa. Aliás já uso o itouch e devo dizer que a leveza, as cores, a facilidade e a beleza dos menús é simplesmente viciante!
    Tenho 3 touchscreens embutidos na parede, mas acabo por usar com mais frequência o itouch, pq posso levá-lo para qq lado; até para a cama; coisa q faço com mta frequência... e é bom! quando chegar o ipad vai ser a mesma sensação, mas numa escala maior com tudo o q isso tem de bom e de menos bom . Talvez seja o começo de uma nova era... O preço, se realmente andar pelos 500€ com wifi integrado, é pura e simplesmente um crime não o comprar

    ResponderEliminar
  7. Deem uma vista de olhos, no meu projecto pessoal http://www.netdomus.com/index1.htm

    ResponderEliminar
  8. @António
    Tens alguma coisa vocacionada directamente para um interface web para o iPad?
    Isso seria muito interessante.

    ResponderEliminar
  9. @Carlos
    Já há muito tempo que controlo toda a casa (aquecimento, portas, iluminação...inclusivé a música ambiente) com o iTouch.

    Logo que tenha um iPad poderei tb fazê-lo facilmente. Essa funcionalidade é nativa na aplicação de base que uso; na minha opinião uma das melhores que existem actualmente (http://www.homeseer.com)

    Vê aqui algumas imagens do itouch:
    http://www.netdomus.com/imagens_galeria/Userinterface_Pda_Telemovel/album/slides/Imagem%20033.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails