segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novo Módulo de Estores X10

Os módulos X10 não têm sofrido muitas alterações ao longo do tempo, e no caso dos módulos para controlo de estores motorizados ainda menos.

Os módulos que instalei em minha casa são "básicos" mas funcionam... e evitam que eu tenha que me preocupar com eles em 99% do tempo (já que abrem e fecham de forma temporizada.) Já também aqui falamos da hipótese de associar um circuito UPS aos estores para prevenir eventuais falhas de electricidade.

No entanto, uma das principais críticas apontadas aos módulos X10 para estores no mercado era o seu controlo por um único botão.

Ou seja, o comando faz-se da forma: um toque para subir, outro toque para parar, outro toque para descer, outro toque para parar. Ou seja, dependendo da última operação podemos ter que "clicar" várias vezes no botão local para efectuar a operação de abertura/fecho pretendida.

Mas com a nova versão do módulo de estores X10 S3160 que estará disponível na Central Casa em Agosto esse problema pode ser ultrapassado, pois tem duas entradas separadas para as acções de abertura e fecho.
(actualização: o módulo que suporta botões subir/descer é afinal o SW12.)

As principais novidades deste micromódulo são:
  • Botões diferentes para Subir e Descer (em botão de pressão duplo);
  • Recebe comandos X10 estendidos (permite colocar o estore em qualquer posição usando o CM15);
  • Suporta mais potência, logo, motores mais potentes, sem ser necessário módulos adicionais;
  • Possui função de pre-set (pré-definida);
  • Entrada de controlo a 230Vac (permite ligar vários botões em simultâneo).

9 comentários:

  1. Gostava mesmo de ter uma coisa destas, mas os modulos (e tudo a volta: motores) fica caro!
    Nao ha uma solucao DIY para por em estores ja existentes (manuais)?

    ResponderEliminar
  2. @ups

    Olha que não é assim tão caro, os motores andam por volta dos 100 euros - (o que faz com que *caros* sejam estes módulos, que custam quase isso!)

    Os preços variam em função da carga que têm que suportar (estores pequenos ou grandes) mas já não custam nenhuma fortuna.

    O maior problema (nos casos de pós-instalação) é levar corrente eléctrica até à caixa dos estores. Tendo isso, o resto é relativamente simples.

    ResponderEliminar
  3. Quem faz esses módulos da Central Casa?
    Será que estes são os mesmo módulos?

    S3160M Curtain Controller Micro Module
    [31602 S3160M]
    45.95EUR

    http://www.elekhomica.nl/product_info.php?cPath=100_141&products_id=767&language=nn

    ResponderEliminar
  4. Duvido que sejam feitos por eles - devem ser apenas "remarcados".

    ResponderEliminar
  5. procurem a Marmitek...são fabricantes grende parteo material da centralcasa vem de lá.

    ResponderEliminar
  6. Sabes dizer-me se estes módulos conseguem controlar motores de 200W? Eu tenho estores electricos com motores de 200w e queria automatizar com x10 mas não sei se estes módulos dão ou se tenho de comprar outros mais potentes como por exemplo os ZAX12 da Xanura?

    ResponderEliminar
  7. @Tiago

    Não deverás ter qualquer problema. Pelo que dizem nas informações técnicas:
    Potência máxima suportada: até 450VA;

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de saber onde se colocam estes modulos. Pelo que percebi instalam-se por trás dos interruptores. Será possível instalar na caixa do estore, vai dar ao mesmo, ou não?

    ResponderEliminar
  9. @Filip

    Sim, estes módulos de tamanho reduzido estão concebidos para serem montados facilmente em instalações já existentes, e o local de mais fácil acesso será colocá-los atrás dos interruptores já existentes.

    Não me parece que haja grandes problemas se optares por colocá-los noutro local, embora possa ficar mais susceptível a ruído eléctrico (pelo comprimento dos cabos eléctricos de comando dos interruptores) e complique a situação caso queiras mudar o endereço do módulo (pois é necessário carregar num pequeno botão lá existente.)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails