sexta-feira, 10 de julho de 2009

Dimmers LED Compatíveis TRIAC

Como bem sabem, estou a meio do processo de colocar umas "fitas"de LEDs como iluminação na cozinha. E, como sempre, é impossível não começar logo a pensar no processo de melhorar o sistema.

Ligar e desligar as luzes, isso não é problema... Mas se os habituais módulos X10 para iluminação implementam soft-start e soft-off, permitindo o acender e apagar gradual das lâmpadas incandescantes... nos LED o caso muda de figura.
Chamem-me "maluco", mas eu não gosto das transições bruscas de luz/escuridão, e a transição gradual (não necessariamente lenta) dá sempre um efeito mais... bonito. :)

Ora, agora que começo finalmente a ter LEDs como iluminação "a sério", vai ser um caso que terei que resolver.

Uma das opções passa pelo uso de módulos X10 "feitos à medida"... Um dos que cá tenho presta-se bem a esta modificação, sendo até adaptável para controlar a cor de LEDs RGB, mas... não tenho "fornecedor" regular destes módulos, pelo que é uma solução "única".

Outra opção passa por arranjar um módulo que utilize chips como o LM3445 da National, que fazem exactamente aquilo que será talvez mais interessante por agora: permitem a regulação da luminosidade dos LEDs a partir de um dimmer tradicional.
Utilizando este chip, passa a ser possível controlar a intensidade dos LEDs utilizando qualquer dimmer/módulo X10 compatível com as lâmpadas incandescentes.


Podem ver uma demonstração interactiva no site da National.

É apenas uma questão de esperar que estes módulos surjam... Ou que apareçam novos módulos X10 apropriados para controlar LEDs. Pelo que sei ainda não existem módulos X10 LED Dimmers (à excepção daqueles tais feitos à medida por quem percebe disto).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails