Aqui está um artigo interessante analisando os primeiros 12 meses após a instalação de painéis solares fotovoltaicos e o impacto que isso teve na factura de electricidade a pagar.
Como é de esperar o rendimento varia bastante ao longo do ano, com os meses de Inverno a produzirem muito menos electricidade. Os 1,166kW/h produzidos no pico do Verão, baixaram para uns ínfimo 258kW/h no pico do Inverno.
(Claro que isto dependerá também da localização geográfica... há locais que poderão ter maior/menor exposição solar mesmo no auge destas estações.)
Isto refelecte-se nos custos mensais: com a conta da electricidade aatingir mais de $300 no Inverno, mas baixando para uns incríveis $4.75 no mês de Julho.
Mesmo assim, a poupança anual é superior a $3,000 - o que faz com que o sistema de 6.1KW de $38,000 possa ser amortizado em 10-12 anos (ou menos, se considerarmos o custo crescente da electricidade.)
... O que me relembra; qualquer dia tenho que ir tocar à campainha de uma casa perto pela qual passo frequentemente e que tem esta maravilha no seu telhado:
Era uma coisa assim que todas as casas deviam ter. É praticamente um telhado solar! :)
Não faço ideia de qual terá sido o custo, nem qual o rendimento que o seu dono tem tirado... mas estou curioso.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
parabéns pelo blog! fico a aguardar pelo resultado da visita. tb estou curioso até que ponto estes sistemas compensam o investimento inicial... Tb ouvi dizer que a EDP estava a colocar várias restrições a quem estivesse interessado em "vender" electricidade à companhia. é verdade?
ResponderEliminarabraço
Claro que cada caso é um caso, e dependerá do investimento inicial e da exposição solar; mas por norma estes investimentos têm retorno ao fim de 10-15 anos.
ResponderEliminarQuanto à venda da electricidade para a EDP é realmente complicado.
Há um número de "vagas" que abrem de tempos a tempos, mas que são rapidamente preenchidas.
Esperaro que com o aumento deste tipo de sistemas, a EDP comece a fomentar mais este tipo de energias e a facilitar o processo de venda do excedente gerado pelos seus consumidores.
10-15anos deverá ser a pior das hipotesses, só pode...
ResponderEliminaracho que hoje em dia, e numa epoca de crise ninguém fará um investimento para ter retorno ao fim de 10 anos!!!
@Nasp
ResponderEliminarSim, estamos a falar de acordo com as condições actuais.
Se daqui a 5 anos o preço da electricidade estiver mais caro (o que é altamente provável, com a transição para os automóveis eléctricos, etc.) o investimento será amortizado mais rapidamente.