segunda-feira, 8 de junho de 2009

Visão Térmica ao seu Serviço

Já vos falei da utilidade das câmaras de infra-vermelhos (ou visão térmica) para detectar fugas de calor que podem aumentar de forma substancial a vossa conta de gás/electricidade ao fim do mês. Mas... há muito mais coisas que estas câmaras podem fazer, desde auxiliar a detecção rápida de casos de febre até - e mais interessantes para o tema deste blog - detectar rupturas de canos.

Não é algo que se deseja a ninguém, mas uma ruptura ou fuga de um cano pode ser algo bastante trabalhoso de detectar e reparar.


Com uma câmara térmica, um cano enterrado sob o vosso chão torna-se rapidamente visível, sendo facilmente detectáveis quaisquer fugas.
No caso da imagem em cima, vemos o local da fuga de água quente.

Na imagem seguinte, vamos a imagem de um cano (visível mesmo sob um tapete) que aparenta estar em perfeitas condições, sem qualquer sinal de fugas ou derrames.


Uma vez que este tipo de equipamente é bastante dispendioso, seria bom se as juntas de Freguesia pudessem disponibilizar este tipo de serviços para ajudar os seus residentes a detectar e resolver este tipo de problemas rapidamente.

Já agora, alguém me sabe dizer se as empresas de certificação energética fazem alguma vistoria com este tipo de câmaras?

1 comentário:

  1. Conheço algumas que utilizam, mas não para uma análise profunda, apenas para uma visão geral na identificação de um possível ponto critico (apesar de em 90% dos casos os pontos serem sempre os mesmos) e então depois utilizam outro tipo de equipamentos mais precisos. Mas pelo conhecimento que tenho do sector a maioria não usa nem dispõe desse tipo de câmara.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails