Quem é que não terá já pensado nisto? Porque não existem ainda aparelhos de ar condicionado a energia solar; afinal, quanto mais sol mais necessidade temos de nos refrescar, certo?
Pois bem, parece que finalmente vamos ver os nossos desejos tornados realidade. Isto, se a Thermodyna realmente concretizar o seu ar condicionado solar.
O princípio de funcionamento é extremamente simples e dispensa electrónicas avançadas.
No seu núcleo está o chamado motor Schukey que transforma os raios solares em ar fresco para refrescar os edifícios. E consegue fazê-lo com um custo bastante inferior aos dos aparelhos de ar condicionado convencionais: apenas 5 cêntimos por Kilowatt hora de "frescura", comparado com os 12-14 cêntimos dos restantes aparelhos.
"Não têm electrónica nenhuma e poucos componentes," diz Volker Bergholter (patrão da Thermodyna) ao descrever a simplicidade da máquina. Apenas necessita de dois motores para produzir o ar fresco. Um deles converte vapor criado por um painel solar em energia mecânica; que por sua vez alimenta a máquina de "refrescar", que absorve o ar quente e húmido de uma divisão, comprime-o, e expande-o refrescando-o para 20ºC.
A Thermodyna espera começar a vender as primeiras máquinas já em 2010... e espero que surjam a preços competitivos; pois uma destas vinha mesmo a calhar! :)
domingo, 28 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário