sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lâmpada LED Eficiente e de baixo custo

Ora aqui está o que todos nós precisamos: uma fonte de luz eficiente, económica e de longevidade alargada.

No entanto, por muito que se apontem os LEDs como sendo a iluminação do futuro, nem sempre as coisas correm tão bem como se esperava - nomeadamente quando chega a altura de pagar a factura.

Uma lâmpada de LEDs custa normalmente bastante dinheiro, mas... se tudo correr como estes investigadores da Universidade de Cambridge esperam, não faltará muito até que tenhamos em nossas casas lâmpadas LED 12x mais eficiente que as lâmpadas incandescentes (3x mais que as CFL) e que duram cerca de 100,000h (10x mais do que as lâmpadas existentes.) Mas o melhor de tudo... é que estas novas lâmpadas custarão 2 ou 3 euros!

O truque está no processo de fabricação de um dos materiais usados nos LEDs, o Gallium Nitride, cuja fabricação tradicional encarece bastante o preço final... Estes investigadores conseguiram desenvolver um novo processo que permite que esse material seja produzido a custo bastante inferior.

Mal posso esperar.
(Não sei é se consigo convencer a dona da casa a adiar a iluminação definitiva cá de casa por mais um par de anos... gulp...:)

1 comentário:

  1. mete lampadas incandescentes q até elas fundem.... LOL

    se kisers, passa cá na loja pra veres uns modelos, e consultar os catalogos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails