quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lâmpadas CFL Perigosas para a Saúde?

Sem entrar em alarmismos, há algumas questões que se levantam quanto à segurança das lâmpadas CFL:


(...) um alerta oficial, emitido há uns dias pela idónea Agência de Protecção da Saúde britânica (HPA), afirma exactamente isso: que certas lâmpadas económicas emitem radiações ultravioletas (UV) que ultrapassam as doses recomendadas, havendo "o risco imediato [de] uma irritação da pele semelhante à de um escaldão" e que "há também um pequeno risco adicional de cancro da pele".

in [Publico]


Antes de começarem a denegrir a imagem destas lâmpadas convém referir que este estudo apenas detectou problemas nalgumas lâmpadas CFL - nomeadamente as que têm os tubos expostos - estando as lâmpadas CFL encapsuladas isentas de qualquer risco.

Para além disso, mesmo as lâmpadas CFL de fraca qualidade que apresentam este tipo de comportamento terão que estar a distâncias muito próximas (cerca de 2cm) para poderem ser consideradas perigosas.

A uma distância de 20cm, apenas 8% das lâmpadas testadas demonstraram superar os valores máximos ao fim de 8h de exposição constante.


Em situações normais, é pouco provável estar a tão curtas distâncias, ou exposto durante tanto tempo,  a este tipo de iluminação - no entanto, fica o aviso.

Para evitarem preocupações, comprem lâmpadas CFL encapsuladas e de marcas que ofereçam uma garantia de qualidade.
Uma lâmpada Philips CFL pode custar mais que uma lâmpada CFL "dos chineses"... mas agora já sabem que há diferenças.



Lâmpadas CFL encapsuladas (SEGURAS)




Lâmpadas CFL com os tubos expostos:






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails