segunda-feira, 21 de julho de 2008

As Férias e a Segurança

E agora que o período de férias está aí, surge também um dos maiores problemas de todos aqueles que têm que deixar as suas casas e apartamentos "desabitados" durante algumas semanas: a segurança.

Enquanto nos divertimos com amigos e família, não conseguimos evitar pensar sobre como estarão as coisas em casa. Pudera... imaginem chegar a casa depois de umas férias bem passadas, apenas para descobrirem que alguém aproveitou a vossa ausência para vos "limpar"! É uma experiência traumática para qualquer um.
É certo que podemos depender da boa vontade de vizinhos, família e amigos, para estarem atentos e irem controlando a situação, mas nem mesmo eles poderão montar guarda à vossa habitação 24h por dia.

É aí que uma casa com alguma "inteligência" (mesmo que não seja muita) pode ajudar a manter a cabeça livre dessas preocupações.

Não é necessário chegar a este ponto:




Uma simples câmara Ethernet de baixo custo é suficiente na maior parte dos casos. Como por exemplo esta WVC54GCA da Linksys, que pode ser comprada por cá por menos de 120 Euros.

Estas câmaras têm a vantagem de terem toda a electrónica "lá dentro", não necessitando sequer de estarem ligadas a um PC (como seria necessário, caso pretendessem usar uma vulgar webcam.) Basta ligarem-na à vossa rede (com ou sem fios) e configurarem-na conforme as vossas necessidades, para poderem sair de casa descansados.

A qualquer momento podem ver o que se passa, de qualquer browser em qualquer parte do mundo, e até receber emails enviados pela câmara com fotografias sempre que houver movimento numa zona crítica.

No entanto, não esquecer que isto é uma câmara "low cost", e que não é nenhuma referência a nível de qualidade - oferecendo apenas imagens aceitáveis com um nível de iluminação razoável.
No meu caso não é problema, pois tenho os sensores de movimento a ligar as luzes caso alguém se aproxime - mas noutras circunstâncias isso pode obrigar à escolha de modelos mais avançados (e obviamente, mais caros.)

Fica a informação, de que por poucas centenas de euros podem ter a vossa casa sob vigilância.
(Com orçamentos superiores, nem preciso dizer que poderão fazer "muito mais e melhor"! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails