segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Circuito UPS para Estores X10

Tal como foi sugerido em discussão num post anterior, a colocação de uma UPS para permitir o uso de estores eléctricos em caso de emergência (sem electricidade) introduz alguns problemas no caso do sistema X10.

Se se ligassem os estores eléctricos directamente à UPS, como seria a solução mais lógica e fácil, os comandos X10 da rede eléctrica seriam filtrados pela mesma - excepto no caso de UPS que usassem relés internos, para passar directamente a corrente AC exterior para o circuito interno.
(Uma vez que a maioria delas oferece regulação electrónica da corrente de saída, isso raramente acontece nas UPS comuns)

Colocar um repetidor, que re-introduzisse os comandos X10 após a UPS também não funcionaria, uma vez que as UPS "baratas" não reproduzem um sinal AC sinusoidal que permita o transporte de comandos X10 -algumas funcionam, outras não, outras dão problemas...

Portanto... foi sugerido: e que tal ter os estores eléctricos ligado ao circuito normal de electricidade - funcionando via X10 - e comutar para o circuito de UPS apenas quando necessário, permitindo a abertura manual - carregando nos botões?

Ora, é uma boa opção (se vivem em zonas com quebras de energia frequentes) e é possível automatizar isso de forma simples.

O esquema (e desculpem-me os dotes artísticos inexistentes) é algo deste tipo:


Ou seja, usando um relé, podemos alimentar os estores com a rede AC normal, e apenas em caso de falta de energia comutar para o circuito AC.

Assim, poderão ter o controlo via X10 durante o modo "normal", e abrir manualmente em caso de estar a funcionar no modo UPS. O consumo extra do relé, que estará energizado a maior parte do tempo é negligenciável.

4 comentários:

  1. Boas Carlos,
    É mesmo esse esquema que pretendo implementar, agora só me falta arranjar o tal relé...

    ResponderEliminar
  2. Pelo que o meu colega me disse, isso é fácil de arranjar.
    (pelo menos, para aqueles que estão à vontade a mexer e montar quadros eléctricos, contactores, e etc. :)

    ResponderEliminar
  3. Boas Carlos,

    Lá consegui arranjar o rele para fazer a comutação entre o circuito do quadro electrico e a saida da UPS para os estores. Tudo está a funcionar bem!! Obrigado pela ajuda!

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por ouvir isso.

    Vai contando que tal te vão correndo as coisas com o X10. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails