domingo, 26 de novembro de 2017

Como criar um sensor de porta que envia notificações


Uma das coisas mais frequentes que se procura quando se fala em dar mais inteligência às nossas casas, é poder ser notificado quando alguém abriu a porta (ou janela) quando estamos longe de casa - e isso é algo que qualquer pessoa pode fazer.

Hoje em dia é possível adicionar bastante inteligência às nossas casas por valores ridiculamente reduzidos, mas quem preferir um sistema um pouco mais "feito por medida" tem igualmente opções bastante acessíveis e que nem obrigam a dominar as "artes mágicas" da programação.

Este projecto para a criação de um sistema com sensor wireless para a porta capaz de enviar notificações recorre a um Raspberry Pi Zero e um sensor Simplelink, em conjunto com a plataforma Thingsquare para facilitar todo o processo de integração e utilização dos mesmos.


O resultado, para além de funcional, é bastante eficiente, pois dá uso à capacidade do sensor em comunicar em 6lowpan, que para além de permitir uma comunicação de maior alcance que o Bluetooth, também funciona em modo mesh e tem consumo extremamente reduzido - pelo que é possível manter o sensor a funcionar por um ano (ou mais) usando apenas uma pilha.

Mesmo tendo custo que se pode consider acessível, é uma solução que continua a ficar mais cara que um gateway Zigbee da Xiaomi (cerca de 20 euros) e um sensor wireless de portas e janelas (cerca de 5 euros) mas... nada como haver múltiplas alternativas para o que se quiser fazer, e por vezes nada bate uma solução que seja feita por nós (mesmo se neste caso também se fique dependente da Thingsquare para que tudo funcione.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails