terça-feira, 29 de maio de 2012

Lâmpadas LED com Arrefecimento Líquido


Estamos habituados a dizer instintivamente que electricidade e água não combinam. Mas, como alguns entusiastas do watercooling nos seus computadores poderão garantir: quando se trata de manter componentes electrónicos a funcionar dentro de temperaturas aceitáveis, a água/líquido continua a ter as suas vantagens.


A Switch Lighting decidiu aplicar o conceito do watercooling às suas lâmpadas LED. Lâmpadas essas que são bastante diferentes das lâmpadas LED habituais, já que os LEDs ficam colocados na parte superior... que está cheia de um líquido que ajuda a distribuir e dissipar o calor.

Este sistema permite que a lâmpada não só seja bastante idêntica fisicamente às lâmpadas tradicionais, como também permite que a luz se espalhe de forma mais equilibrada.

As primeiras lâmpadas destinam-se a substituir as lâmpadas incandescentes de 40, 60 e 75W (gastando entre 8 e 17W) e custarão entre $40 e $50 dólares. Brevemente a empresa espera ofercer um modelo que possa substituir uma lâmpada de 100W, e no próximo ano conta ter também um modelos mais económico e mais atractivo para os clientes residenciais/domésticos.

5 comentários:

  1. Apenas uma sugestão para o autor deste blog:
    http://hackaday.com/2012/05/28/a-wedding-cake-made-out-of-leds/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+hackaday%2FLgoM+%28Hack+a+Day%29

    Continuação de bom trabalho.

    Fernando Martins

    ResponderEliminar
  2. Para quem já tem alguma iluminação LED, e que sabe o que são LEDs, estes são extremamente eficientes por não perderem energia na forma de calor(o que acontece nas lâmpadas convencionais).
    Após ler o post original consegui aperceber-me que se trata de um problema de tradução, o liquido existente na lâmpada serve para uma melhor distribuição da luz e não para dissipação de calor.
    Em relação à lâmpada, parece uma boa ideia, pois o maior problema da iluminação LED é a dispersão da luz, caso com a introdução do liquido esta melhore, será um bom começo para que se passe a utilizar iluminação LED em todas as divisões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São eficiente, mas infelizmente ainda aquecem... e bem! (Sendo o calor um dos principais inimigos da sua longevidade.)

      Claro que estamos a falar de LEDs de alta potência, como estes que servem para substituir lâmpadas, e não LEDs para efeitos decorativos, de menor luminosidade e que consequentemente aquecem muito menos.

      Quanto a esta lâmpada, penso que não haja qualquer confusão de tradução: a começar pelo título do artigo, que é precisamente "Liquid-cooled"; que depois no texto é expandido para:
      "The globe is filled with liquid that circulates past the LED chips to the surface for cooling."

      Mas aliás, isso é algo que podes verificar também em qualquer outra lâmpada LED de potência (e de qualidade)... que normalmente dedicam uma grande área do seu corpo a dissipadores para se livrarem do calor gerado.

      Eliminar
    2. É verdade! Também pensava que não aqueciam muito, mas esta semana tive necessidade de trocar uma lâmpada, e resolvi desligar uma LED (4.3W) que estava em uso a umas horas, e para minha surpresa estava quente, bem quente.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails