quarta-feira, 11 de maio de 2011

Android@Home


Foi uma das grandes novidades anunciadas ontem no Google IO 2011, o Android quer dar o salto para muitas mais áreas, sendo uma delas a domótica e automação doméstica, com este Android@Home.


O Android@Home usa uma nova versão de uma rede wireless desenvolvida pelo Google, que permitirá que qualquer equipamento eléctrico de baixo custo - onde não seja viável utilizar WiFi - possa comunicar com dispositivos Android (ou qualquer outro equipamento, já que se tratará de uma rede Open-Source.)


No final do ano começarão a surgir os primeiros equipamentos, como lâmpadas para interior e exterior, que ficarão imediatamente habilitadas a ser controladas remotamente a partir de qualquer Android.

O sistema é semelhante ao ZigBee, uma de baixo custo e potência, mas que aqui permite ter uma largura de banda suficiente para transmitir vídeo!

Um dos equipamentos que será demonstrado em breve é uma lâmpada de exterior com uma câmara de segurança integrada. O custo de adicionar esta rede aos equipamentos é bastante baixo - diz o Google - e o consumo de energia é negligenciável.




Na parte sonora, o Google apresentou o Project Tungsten, que consiste num dispositivo que corre o sistema Android e o Android@Home, e que permitirá fazer streaming de música para toda a casa, de forma sincronizada ou com zonas independentes. Pensem num sistema áudio multi-zona, mas com muito mais potencial.


Para demonstrar o conceito, foi apresentado um sistema onde, ao se tocar com uma caixa de CD com chip NFC no aparelho, este descarregava automaticamente o album para a vossa colecção e permitia começar a tocar a música imediatamente.


A Domótica para Todos está a Chegar!

Depois de décadas de inactividade, e anos de tentativas frustradas para se conseguir criar um standard de automação doméstico que fosse fácil de implementar, fiável, de baixo custo, e em larga escala... teve que ser o Google a resolver o problema.

Não tenham dúvidas: as tecnologias actuais ficam agora com os dias contados. O velhinho X10 que vai fazendo o que pode mas que não consegue escapar ao peso da sua idade, o Zwave - que poderia ter sido um sucesso, mas cujo preço elevado faz com que permaneça fora do consumo em larga escala - e outros sistemas ainda mais dispendiosos... Todos eles terão dias difíceis pela frente assim que os equipamentos Google@Home começarem a chegar ao mercado.

Com a vantagem adicional que, com o Google@Home, se poderão dispensar os múltiplos hubs de comunicação que tradicionalmente têm que ser usados para permitir o uso de diferentes sistemas, powerline/RF/IR/WiFi/etc.

É algo que ainda irá demorar, é certo... mas tal como o Android começou a "conta-gotas" e rapidamente se tornou num Tsunami imparável, também o Google@Home entrará em nossas casas de forma irreversível. É apenas uma questão de tempo, podem anotar isso!

3 comentários:

  1. Venha ele. Será uma boa forma de compensar os meus baixos/nulos conhecimentos na área,e conseguir assim umas belas maluquices aqui em casa!

    ResponderEliminar
  2. mas há uma coisa que não consegui perceber: Os aparelhos que já consigam comunicar wifi/wireless estão nativamente aptos a usar este protocolo, é isso?

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo
    Penso que não. Pelo que li, isto é um novo protocolo, que usa os 900Mhz. Para os equipamentos actuais, deverá ser necessário usar um gateway "wifi->Android@Home".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails