quarta-feira, 30 de julho de 2025

Unitree lança robot humanóide R1 por $5900

A Unitree já começou a vender o seu mais recente robot humanóide, o R1.

A corrida pelo domínio no sector dos robots humanóides está ao rubro, e as empresas chinesas não dão descanso às ocidentais. A Unitree acaba de anunciar o seu novo robot Unitree R1, um robot humanóide que fica disponível com preço base a começar nos 5.900 dólares (cerca de 5.070 euros).

O R1 tem uma altura de 1.2 metros e pesa apenas 25 kg. Tem 26 eixos de movimento totais (incluindo 6 nas pernas, 5 em cada braço, e 2 na anca), câmaras para visão, microfones, e uma autonomia anunciada de 1 hora em operação.
Por agora ainda é um preço que fica bem acima do valor que a maioria dos consumidores considerará aceitável por um "brinquedo", mas as coisas podem mudar rapidamente à medida que: em primeiro lugar, o preço se for reduzindo; e em segundo lugar, que estes robots comecem a ter capacidades funcionais para fazer trabalhos reais em casa (e não só). Afinal, há quem já esteja disposto a pagar cerca de mil euros (ou até mais) por um simples aspirador robot que só passeia pelo chão de casa.

Podemos também olhar para o passado. Em 1999 a Sony lançou o seu divertido cão robot Aibo, que tinha um preço de $2500, e apesar disso vendeu mais de 60 mil unidades. Facilmente se pode imaginar que, um robot humanóide que tivesse um preço idêntico, e que fosse capaz de tratar de lides domésticas chatas, seria um sucesso imediato.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails