A Apple está a reforçar as suas ambições no sector das casas inteligentes, preparando um "HomePad" que funcionará como um mini iPad dedicado à domótica.
A Apple prepara-se para entrar no mercado de casas inteligentes com um novo ecrã com AI, que poderá sere revelado em Março de 2025. Este dispositivo "HomePad" contará com um ecrã quadrado de 6 polegadas, margens espessas, com câmara e microfone para chamadas FaceTime, altifalantes para reprodução de música, e uma bateria recarregável. Este novo hub pretende funcionar como um centro de comando para automação doméstica, dando à Apple uma posição privilegiada num sector em que se tem vindo a posicionar com o HomeKit e apoio ao Matter.
O hub da Apple terá uma interface touch que combina o modo StandBy do iPhone com o watchOS, mas será principalmente controlado por voz através das novas funcionalidades Apple Intelligence. Tirando partido das App Intents, um sistema da Siri para controlo de apps, permitirá acesso fácil a produtos de casa inteligente e aplicações como o Safari, Apple Music e Calendário — embora, pelo menos numa primeira fase, não deva ter direito a uma App Store dedicada (o que simplifica a vida da Apple evitando todas as potenciais exigências de abertura da UE). Os widgets personalizáveis mostrarão informações úteis, como previsões meteorológicas e facilitarão o acesso às funções mais frequentes, como controlo de cenas de luzes, alarme, etc.
A segurança será uma prioridade para este novo hub da Apple. Espera-se que ofereça alertas em tempo real e imagens de câmara ao vivo de câmaras domésticas conectadas - sendo que se espera que a Apple também lance uma câmara de vigilância própria. Com sensores internos, o dispositivo poderá detectar a proximidade dos utilizadores e ajustar o ecrã conforme necessário (ao estilo do que a Google também já faz nos seus smart displays) — por exemplo, mostrando a temperatura e passando para o controlo do termóstato quando alguém se aproxima. Pode ainda suportar sensores externos pela casa, e possibilitar videochamadas entre diferentes partes da casa (ou iPhones, iPads e Macs).
O hub virá fazer frente ao Echo Hub da Amazon e do Nest Hub Max da Google, e também é falado que poderá contar com uma versão robótica como modelo topo de gama, que pode ter capacidade de mover o ecrã (ou até deslocar-se fisicamente pela casa) e adoptar uma personalidade mais marcada tirando partido das capacidades AI que têm vindo a ser desenvolvidas para a próxima geração da Siri. Será a Apple a preparar-se para um eventual futuro de mordomos robóticos, se a Tesla (ou Unitree) efectivamente concretizarem as promessas de robots humanóides verdadeiramente funcionais a preço acessível?
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário