Tudo sobre a domótica em Portugal. Como transformar o seu lar numa casa inteligente usando X-10, Z-wave, Zigbee, Insteon e todos os outros protocolos; fazer da sua sala um Home-Theater com Alta-Definição; e manter a sua casa em segurança com um sistema de alarme e tele-vigilância. Ajude a sua casa a ajudá-lo a si.
domingo, 25 de dezembro de 2016
Cria um sistema de tracking solar de 2 eixos
Quem se interessa pela energia solar também se interesse por maximizar a sua eficiência, e hoje falamos de um projecto que pode melhor significativamente o seu rendimento... seguindo o Sol.
Todos sabem o quando é importante a orientação dos painéis solares para que os mesmos possam obter o máximo de exposição solar; o que poderão não saber é que, nos casos em que for possível aplicar um sistema que permita rodar os painéis de forma a que sigam o Sol ao longo do dia (e do ano), isso pode resultar em ganhos significativos.
Um sistema de tracking solar de um eixo pode melhorar o rendimento de um painel solar em cerca de 25% face a um painel estático na posição ideal; e um sistema com dois eixos melhora esse valor para os 40%. Em ambos os casos, os ganhos facilmente compensarão os gastos com a energia gasta para o próprio movimento dos painéis.
Este projecto mostra como criar um sistema de tracking solar para painéis solares (ou qualquer outro objectivo em que interesse seguir o Sol ou qualquer fonte luminosa móvel) e que, como poderão descobrir, é bastante mais simples do que poderia pensar. O mais difícil será certamente arranjar forma de o aplicar a painéis solares de grandes dimensões, já que isto será mais adequado a quem tiver painéis solares num terreno e não num telhado, como será o mais habitual para a maioria dos utilizadores domésticos.
Uma aplicação prática curiosa será aplicarem isto num mini-sistema solar, com um painel solar fixo, e outro com este tracking, e depois medirem a geração de energia de ambos para verem o potencial de rendimento que o sistema móvel proporciona. :)
Não acho que seja a melhor solução, já que os paineis vão andar sempre a mexer, já que o software vai tentar sempre balizar entre os dois valores dos sensores. Em dias encobertos e de nuvens intermitentes o sistema irá andar mais confuso. Se utilizar um calendário solar será muito eficiente e mais simples para construir.
ResponderEliminar