segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Tesla revela o seu telhado solar


Elon Musk tinha prometido novidades para levar a revolução solar a todas as casas sob a forma de um telhado solar, e aqui está, cumprindo a sua promessa.

A instalação de painéis solares nos telhados tem o custo acrescido de se necessitar de um telhado e do suporte para os painéis solares; mas para Elon Musk o processo mais eficiente será fazer um telhado solar que sirva como um 2-em-1, e é isso mesmo que pretende fazer com as telhas solares que apresentou.

Embora a questão da eficiência seja de importância crítica, é também indiscutível que ninguém iria instalar um telhado solar que ficasse "horrível" em suas casas. Nesse aspecto não teremos problemas, pois será praticamente impossível distinguir um destes telhados solares de um telhado com telhas convencionais; havendo telhas de diferentes estilos, e onde mesmo até as telhas com aspecto de painéis solares parecem normais vistas do solo.


A ideia é utilizar estas telhas em conjunção com a nova versão da Powerwall da Tesla, com capacidade para 14kWh, sendo que duas delas serão suficientes para aguentar com uma casa com quatro quartos, frigorífico, luzes e outros electrodomésticos um dia inteiro. A questão da durabilidade das baterias também não ficou esquecida, vindo com garantia para ciclos de carregamento ilimitados durante 10 anos. E a Powerwall 2 pode ser montada no chão ou na parede, no interior ou no exterior.



Elon Musk também diz que as telhas solares são ultra-resistentes e têm uma durabilidade praticamente "ilimitada"; mas optou por não abordar o ponto mais crítico: quanto é que tudo isto irá custar. Quanto a isso disse apenas que estes telhados solares iriam ficar "mais baratos que os telhados convencionais tendo em conta o custo de instalação e da electricidade"... faltando agora saber em quanto é que isso se irá traduzir na realidade.

Seja como for, é de esperar que assim que seja posto à venda a procura seja de tal ordem que se tenha que enfrentar prazos de entrega de vários anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário