O Raspberry Pi 5 foi lançado originalmente em versões de 4 GB e 8 GB, tendo posteriormente recebido uma versão com apenas 2 GB que permitia poupar alguns euros a quem não tivesse necessidade de mais memória RAM. Agora, chega-nos a versão destinada ao extremo oposto, para aplicações em que seja necessária memória RAM adicional.
A Fundação Raspberry Pi diz que este modelo foi lançado agora porque a nova versão D0 do chip Broadcom BCM2712, estreado no modelo de 2 GB, passou a suportar mais de 8 GB de RAM, e a Micron disponibilizou um chip RAM integrado contendo 8 módulos de 16Gbit LPDDR4X, totalizando os 16 GB de RAM, e que possibilitaram a produção deste Raspberry Pi mantendo o layout sem grandes alterações.
Esta versão Raspberry Pi 5 com 16 GB de RAM fica melhor adequada para todos os usos em que, além do poder de processamento, se beneficie com a máxima quantidade de RAM, quer isso seja correr um sistema operativo com ambiente gráfico e apps complexas (incluindo browsers), como aplicações específicas em que os 8 GB de memória se tornassem limitativos. O ponto negativo é que a duplicação de memória é também acompanhada por um aumento de preço, que agora passa a ser de cerca de 145 euros - mais de 50% a mais do que o modelo de 8 GB, que se pode encontrar na casa dos 90 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário