O Klapklok é um relógio de parede que usa pixeis mecânicos para mostrar as horas.
Hoje em dia vivemos numa era em que ninguém fica maravilhado por passar em frente a um ecrã gigante com a dimensão de uma parede. Mas, é bem provável que muitos fiquem ao olhar para um relógio que recorda tecnologias mecânicas de outros tempos.
Este Klapklock da Miniot recupera os "pixeis" mecânicos que, em décadas passadas, eram usados para criar ecrãs digitais que hoje seriam considerados rudimentares. Mas, precisamente por se tratar de tecnologia agora ultrapassada, adquire todo um novo fascínio, pois não é comum ver um ecrã que tenha partes físicas móveis.
Os seus 69 pixeis consistem em pequenas abas que podem mover-se para mostrar uma superfície branca/preta, permitindo apresentar as horas, ou outros desenhos ao gosto do utilizador. A cada mudança de hora, temos também direito a um espectáculo adicional, em que o relógio mostra a hora em formato numérico, com a característica "sinfonia" das peças a moverem-se em cascata.
O único ponto contra, é que o preço da nostalgia aqui faz-se pagar, e bem. Este relógio mecânico Klapklok custa a 2400 euros (!), e nem mesmo o preço promocional de 1800 euros me parece ser compatível com a carteira da maioria das pessoas, por muito nostálgicas que se sintam.
Não deixará de ser um bom candidato para que possa tentar replicar-se o relógio numa versão "faça-você-mesmo", já que me parece que será possível replicar cada um destes pixeis mecânicos a preço bastante mais em conta.
Sem comentários:
Enviar um comentário