O Android 15 vai tornar a navegação em interiores mais precisa ao adicionar suporte para WiFi Ranging através do protocolo IEEE 802.11az.
Esta funcionalidade permite que dispositivos alcancem uma precisão de localização de cerca de 50 cm em ambientes internos. Ao contrário do GPS, que é bloqueado por paredes e pouco fiável em interiores, o WiFi Ranging utiliza múltiplos pontos de acesso WiFi para triangulação, oferecendo uma melhoria significativa para utilizadores que pretendem uma navegação indoor mais precisa.
O Wi-Fi Ranging é a mais recente evolução da tecnologia de posicionamento já existente, incluindo o WiFi Round Trip Time (RTT) lançado no Android 9. Embora o RTT ofereça uma precisão de cerca de 1-2 metros, o novo standard 802.11az é ainda mais preciso, podendo atingir uma precisão de 40 cm em circunstâncias ideais. Este novo padrão também suporta a banda de 6 GHz, duplica a largura de banda de 80 MHz para 160 MHz e permite um melhor desempenho com um grande volume de dispositivos. No entanto, para funcionar, para além de um dispositivo com Android 15 também será necessário ter acess points WiFi que suportem esta função.
Embora actualmente a maioria dos dispositivos Android ainda não tenha o hardware necessário para suportar o WiFi Ranging, isto poderá mudar à medida que novos chips, como o FastConnect 7900 da Qualcomm, se tornem mais comuns. Muitos pontos de acesso WiFi 6 também poderão necessitar de actualizações de firmware para suportar o 802.11az. Quando se tornar numa tecnologia comum, poderemos ver um reforço de serviços que tirem partido da localização em interiores, como lojas que indiquem precisamente onde está cada produto, ou funcionalidades nas casas inteligente mais sensíveis à localização das pessoas.
Embora existema outras tecnologias de posicionamento que funcionam em interiores, como o UWB e Bluetooth Channel Sounding, o WiFi Ranging oferece um alcance superior e tira partido da compatibilidade com a infraestrutura WiFi já existente. Veremos se daqui por um par de anos, quando o Android 15 se tiver tornado comum, isto se tornará uma realidade. E para quem achar que uma precisão de 50 cm não é suficiente, a próxima geração do WiFi Ranging promete duplicar a precisão de localização para a ordem dos 25 cm.
Sem comentários:
Enviar um comentário