Tudo sobre a domótica em Portugal. Como transformar o seu lar numa casa inteligente usando X-10, Z-wave, Zigbee, Insteon e todos os outros protocolos; fazer da sua sala um Home-Theater com Alta-Definição; e manter a sua casa em segurança com um sistema de alarme e tele-vigilância. Ajude a sua casa a ajudá-lo a si.
terça-feira, 7 de março de 2017
Contadores de electricidade "inteligentes" dão leituras 600% superiores ao real
Alguém que veja o seu velho contador de electricidade ser substituído por um modelo electrónico nem sequer perderá um segundo a duvidar de que este seja melhor, mas na Holanda são muitos os cidadãos que descobrem que estes novos contadores podem aumentar 6x as suas facturas de electricidade, sem motivo aparente.
Um estudo realizado a cabo por uma universidade Holandesa veio confirmar a suspeita de muitos holandeses, de que os novos contadores inteligentes podem dar medições completamente erradas e originar contas 6x superiores às da realidade.
O maior problema é que isto se deve a um problema de concepção dos próprios medidores, que não parece ter em conta o tipo de consumo originado por coisas como as lâmpadas LED, e que faz a medição de forma errada, assumindo um consumo bastante superior. Também existem alguns contadores, que usam outro sistema, e que resultam em leituras 30% abaixo da realidade, mas infelizmente parecem ser em menor número.
A questão é que, tecnicamente o contador está a funcionar bem, pelo que o cliente não tem muitos argumentos para reclamar de uma falha do contador - e se o mesmo for testado, irá demonstrar estar a funcionar correctamente. Mas por outro lado, é óbvia que o cliente está a ser prejudicado, pois está a pagar por uma factura muitíssimo superior à do consumo real de energia que gastou.
Por estas e por outras é que é sempre conveniente terem um sistema de medição de consumos "próprio", para que possam ter um ponto de referência e detectar este tipo de situações...
peço desculpa, não percebi,então está a funcionar bem mas conta mal?
ResponderEliminarPara certo tipo de cargas indutivas, conta mal.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO que devemos entender por sistemas proprios de medição? Quê exemplos podem ser apresentdos como tal e qual a sua validade em contraponto aos oficiais do fornecedor de eletricidade?
ResponderEliminarSe tiveres um sistema próprio que te mostra um consumo "X", e depois de uma mudança do contador oficial em que o consumo passa a ser superior enquanto que o sistema próprio continua a mostrar o mesmo, já ficas com dados de referência para saber que algo de errado se estará a passar.
EliminarSem referência... não tens dados em que te basear para dizer que o consumo que está supostamente a ser medido está errado.