Tudo sobre a domótica em Portugal. Como transformar o seu lar numa casa inteligente usando X-10, Z-wave, Zigbee, Insteon e todos os outros protocolos; fazer da sua sala um Home-Theater com Alta-Definição; e manter a sua casa em segurança com um sistema de alarme e tele-vigilância. Ajude a sua casa a ajudá-lo a si.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Lâmpadas FIPEL Superam CFL e LED?
Preparem-se para adicionar o estranho nome FIPEL ao vosso vocabulário em breve. Esta é uma nova tecnologia que pretende substituir as lâmpadas fluorescentes e CFL, e que até pode competir com os LEDs em termos de eficiência - ao mesmo tempo que produz uma tonalidade de luz bastante mais agradável e natural.
Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, em vidro e com compostos químicos perigosos, e que também emitem zumbidos que irritam muitas pessoas (eu incluído!), estas lâmpadas são feitas em plástico que pode ser moldado em qualquer formato que se deseje: desde paineis planos a "lâmpadas" de formato tradicional.
A tecnologia FIPEL (field-induced polymer electroluminescent) cria luz usando um polímero que converte a corrente em luz, e tem uma eficiência duas vezes superior às CFL, o que as coloca a par com os LEDs actuais. Quanto à longevidade, os investigadores têm um protótipo a funcionar nos seus laboratórios há quase uma década.
Tudo o que falta é chegarem ao mercado (o que deverá acontecer já em 2013) e ter um preço que rapidamente nos faça abandonar as CFL.
[Publicado originalmente no Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:
Enviar um comentário