domingo, 20 de outubro de 2013

Robots baixam o custo da instalação de painéis solares


A energia solar vai ficando cada vez mais atractiva e competitiva face à que é gerada usando combustíveis fosseis, mas toda a ajuda para reduzir ainda mais os custos e aumentar a sua eficiência será sempre bem vinda. Para isso, nada como recorrer a robots para ajudar no processo de instalação - e posterior manutenção - dos parques com milhares de painéis solares, e foi isso mesmo que a Alion Energy fez com os seus robots Rover e Spot.

O Rover é um robot volumoso capaz de percorrer as pistas onde vão ser instalados os painéis solares e automaticamente colocá-los em posição, bastando apenas uma pequena assistência humana para dar os "retoques finais". Isto permite que uma instalação possa ser feita sete vezes mais rápida(!) do que usando apenas o método tradicional manual.


Mas como a instalação é apenas a parte inicial do processo, há também um outro robot concebido para manter os painéis solares a funcionar na máxima eficiência. O Spot (foto no topo do artigo) pode ser equiparado a um Roomba especializado para peinéis solares. O seu único propósito é percorrer as filas de painéis e lavá-las, retirando o pó e sujidade que ao longo do tempo se vai acumulando e reduzindo a sua eficiência. Segundo os seus criadores esta simples limpeza é suficiente para melhorar a produção de energia em 6% em parques solares de grandes dimensões.

... Agora só nos faltavam políticas de incentivo (ou pelo menos, de não "desincentivo") para que todos pudéssemos começar a colocar painéis solares como "telhado" em todas as casas, dando assim um primeiro passo para uma geração de energia distribuída.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails