domingo, 29 de abril de 2012

HomeOS da Microsoft


A domótica e automação doméstica é uma das áreas que mais potencial tem para crescimento: muitos são os que desejam dar alguma inteligência extra a suas casas, não só para aumentar o seu conforto mas também (e para alguns, principalmente) para garantir uma maior eficiência e menor desperdício de energia e recursos.

Pena é que, até ao momento, este seja um verdadeiro "oeste selvagem", com inúmeras soluções - mas que na sua maioria são proprietárias e que não são facilmente integradas com novos equipamentos ou acessórios.

Por exemplo, se hoje dia é considerado normal comprar-se um rato, webcam, ou impressora, e esperar que ele funcione com o seu computador; o caso é completamente diferente caso comprem uma máquina de lavar, ou frigorífico, ou ar-condicionado...

A Microsoft estuda nos seus laboratórios o HomeOS. Um sistema operativo que faz com que coisas como as lâmpadas, TVs, câmaras, e até consolas, PCs, e smartphones, possam ser automaticamente reconhecidos como "periféricos" deste HomeOS tal como os periféricos de um PC - e assim possibilitar o seu uso/controlo de forma central e integrada como um todo.


Como em todos os projectos de pesquisa da Microsoft, nada nos garante que este HomeOS venha alguma ver a concretizar-se num produto real, mas sabendo-se a necessidade que existe nesta área (e o novo e potencial mercado de milhares de milhões de clientes)... penso que seria uma completa estupidez que tal não venha a acontecer, mais cedo ou mais tarde.

(E também não nos podemos esquecer que o Google tem o seu Android@Home... que continua meio desaparecido mas que, esperemos, não esteja esquecido!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails