sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Programa Oficial para Câmaras FOSCAM


Para quem tiver câmaras Foscam e quiser tirar maior partido delas, utilizando um PC sempre ligado, poderá querer espreitar o software oficial da Foscam, que podem descarregar gratuitamente aqui.

Este software suporta as câmaras Foscam MJPEG (FI8909W, FI8918W, FI8904W, FI8905W e FI8908W) e adiciona algumas funcionalidades interessantes para quem quiser levar mais a sério a sua vigilância:

  • Gestão até 64 câmaras simultâneas (locais e/ou remotas)
  • Gravação de vídeo (com som)
  • Gestão de gravações por câmara, dias, horas
  • Alarmes
  • Controlo do movimento das câmaras
  • Gestão de níveis de acesso dos utilizadores
  • Histórico de eventos
  • Armazenamento dos dados de acesso a cada câmara
  • Historial de eventos


Este software está disponível para Windows XP (SP3) e Windows 7.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

XBMC Eden Beta Já Disponível


Há muito que estava prometida, mas parece ter sido necessário o Natal para que a equipa responsável pelo desenvolvimento do XBMC conseguisse finalmente desencravar a muito aguardada versão do XBMC 11 "Eden".

Ainda está em fase beta, mas esta nova versão promete tornar o XBMC num media center ainda melhor do que já era.

Passa a ser possível reverter para addons anteriores quando os updates não correm como seria suposto, há melhorias significativas a nivel da velocidade, uma biblioteca de conteúdos simplificada e melhorada, melhorias a nível da rede, suporte para AirPlay (suporte melhorado para a Apple TV2, iPad, iPhone), aceleração por hardware nas placas gráficas AMD em Linux via VAAPI, e muito mais.

Vale a pena experimentar... :)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Openarch - Uma Casa Digital


Servindo como aperitivo para o futuro, esta Openarch é um protótipo para uma casa real, construída de raiz para que esteja - ela e os seus ocupantes - permanentemente ligados à internet.

Para além da componente digital, também o próprio espaço é modular e facilmente transformável, permitindo adoptar diferentes configurações em função das necessidades do momento.

Tudo é conseguido à custa de webcams, Kinects, e projectores que transformam todas as superfícies em telas de projecção - podem até simular estar no meio de um qualquer ponto do planeta... ao estilo de um "holodeck".

Vejam o que seria viver numa casa assim... e inspirem-se! :)


Openarch || FILM from Openarch on Vimeo.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal 2011


Para não me repetir... e porque a mensagem se aplica a todos os meus blogs: Feliz Natal 2011 com as vossas casinhas mais alegres que nunca! :)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Electricidade vai Aumentar 4% em 2012

Como se os Portugueses não estivessem já a passar dificuldades suficientes, eis que em 2012 mais alguns dos seus preciosos euros vão ficar retidos na factura da electricidade.

Um aumento de 4% que até poderia parecer insignificante, não fosse o facto de muitos agregados terem que enfrentar situações complicadas de despedimentos (e sem esquecer que este será apenas um de muitos outros aumentos, que pouco a pouco vão deixando os portugueses de carteira - e bolsos - vazios; para não falar do inexistente aumento de ordenados.)


Seja como for, há que tentar maximizar o proveito mesmo quando se tratam de coisas más... e neste caso o que se pode fazer é tornar ainda mais eficiente a utilização da energia nas nossas casas. Optar por equipamentos mais eficientes, abandonar lâmpadas incandescentes gastadoras, monitorizar o consumo dos aparelhos que ficam em standby - e desligá-los da tomada fisicamente (algo que pode ser feito simplesmente usando um bloco de tomadas múltiplas com interruptor), etc.

Por escolha própria ou por obrigação... 2012 vai ter que ser um ano onde todos os cêntimos têm que ser poupados, e na conta da electricidade há que cortar com tudo o que puder ser evitado.
(Embora continue a achar uma roubalheira todas as "taxas" extra que nos são cobradas para além do real custo da electricidade. Taxa de potência contratada e afins... será que nos outros países também arranjam nomes artísticos para substituir as abolições dos alugueres de contadores???)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Devolo Powerline 200Mb com WiFi

A Devolo traz-nos mais uma solução ideal para quem pretende esticar a sua rede por toda a casa sem ter que se preocupar com cabos. Com o kit dLAN 200 AV Wireless N Starter Kit+, a Devolo simplifica ainda mais este processo ao integrar num só produto uma solução powerline de 200 Mbps com acesso a redes Wi-Fi de alta velocidade Wireless N, e ainda um switch Ethernet de 3 portas.

Fica assim uma solução 3-em-1, que conjuga a tecnologia powerline, Ethernet 10/100/1000 e Wi-Fi b/g/n (sem fios).



Um ponto de acesso sem fios em cada tomada eléctrica

O sistema dLAN 200 AV Wireless N da devolo é ideal para criar zonas de acesso sem fios em vários locais de uma casa de habitação ou escritório. Basta ligar o adaptador powerline dLAN 200 AV Wireless N a uma tomada de corrente eléctrica para que essa área possa ser usada como ponto de acesso Wi-Fi.


A facilidade de utilização e a segurança foram também importantes factores tomados em consideração pela devolo ao criar este produto. Por exemplo, a funcionalidade de ponto de acesso sem fios do adaptador (Wi-Fi) pode ser ligada ou desligada directamente através de um botão na caixa; um LED dá informação visual e imediata sobre o estado de funcionamento da unidade; e o módulo Wi-Fi suporta encriptação de dados de acordo com a norma WPA2, que e graças à função WPS (Wi-Fi Protected Setup) pode ser activada com apenas o pressionar de um botão.

Protecção adicional é dada pelo controlo horário do acesso Wi-Fi, que pode ser definido apenas para determinadas horas do dia – por exemplo, apenas quando os proprietários da casa ou os utilizadores do escritório estiverem presentes.

Também a transmissão de dados via powerline pode ser encriptada através de AES de 128 bits. Tal como acontece noutras unidades devolo dLAN, esta protecção pode ser configurada no PC pelo novo software dLAN Cockpit ou directamente nas unidades, pressionando um botão que gera chaves simétricas.



O devolo dLAN 200 AV Wireless N Starter Kit+, com um adaptador powerline dLAN AV Plus, está desde já disponível em Portugal com um preço de 159,90 euros. O kit normal, com um adaptador dLAN 200 AVmini, mantém-se também à venda, e custa 149,90 euros.

Para quem já possui adaptadores devolo dLAN e pretende apenas a funcionalidade de ponto de acesso sem fios, é possível adquirir apenas o módulo Wireless N, que tem um preço de 99,90 euros

sábado, 17 de dezembro de 2011

Interferências da Xbox na TV


O nosso grupo de discussão foi novamente local de resolução de um problema que atormentava  o Manuel Martins:
"Tenho a Xbox ligada por hdmi à TV e sempre que a ligo causa interferência no sinal de TV. O sinal digital da TV já tem algumas falhas (tenho de verificar a antena), mas quando ligo a consola o sinal fica péssimo e deixo de ter sinal para ver TV. Pelo que vi na net isso acontece e a solução passa por arranjar um cabo hdmi blindado."
Pensar-se-ia que o digital vinha resolver as interferências, pelo que... seria mesmo problema do cabo HDMI e seria necessário comprar um cabo blindado mais dispendioso?

Não faltaram sugestões para tentar despistar o problema, incluindo a velha técnica de rodar a ficha na tomada 180º para ver se seria dos equipamentos estarem "contra-fase"... E embora isso não tivesse resolvido o problema, as perguntas e sugestões colocadas foram suficientes para que o Manuel fizesse algumas experiências e descobrisse o verdadeiro culpado:


O Manuel estava a usar um "T" para distribuir o sinal da antena por duas TVs, e quando olhou atentamente viu que um dos cabos que tinha comprado era bastante mais fino que os restantes. Era um cabo baratucho que tinha comprado "na feira", e veio a verificar-se que era mesmo essa a causa do problema.

Em vez de gastar dinheiro num cabo HDMI a preço de ouro, bastou trocar um simples cabo de antena "foleiro", por um de melhor qualidade... e problema resolvido. Agora pode jogar XBox sem causar interferências no sinal de TV. :)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Teclados "Remotos"

Sempre que se utiliza um PC em casa para outras funções que não a de "computador de secretária", e por muito que se possa tentar usar apenas um comando de media center semelhante ao de um televisor, inevitavelmente chega o dia em que é necessário algo mais. Poderá ser apenas para fazer um update, ou para dar um salto rápido a uma página da internet, ou para qualquer outra coisa... mas o que é certo é que lá terão que ir buscar um teclado e/ou rato para desenrascar.

... A não ser que optem por um teclado/rato mais apropriado que possam deixar na sala de estar, como este da SMK-Link que vemos na foto ali em cima, que tem touchpad integrado; mas que podem também encontrar no site Deal Extreme, com preços a variar entre os 20 e os 35 euros (e isto, sem procurar muito...)




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Espelho Digital Cybertecture


Os dispositivos móveis como os smartphones e os tablets já alteraram por completo as nossas rotinas diárias, permitindo que fiquemos a par das notícias e em contacto com o mundo logo desde o acordar. Mas... se há algo que eu desejava mesmo ter... era essa funcionalidade "espelhada" no espelho da casa de banho!

Estes espelhos "mágicos" digitais, como este da Cybertecture certamente passarão a ser comuns em muitas casas num futuro não muito distante - permitindo ler notícias, availar o nosso estado físico, ver televisão e vídeos, fazer videochamadas (embora, estando na casa de banho, convenha pensar duas vezes na forma como estão vestido(a)s/despido(a)s antes de o fazerem!), e muito mais.


 E... não esquecer que para além disso tudo, continua a funcionar como espelho! :)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Construção Aérea Automatizada


Que vos parece se no futuro as nossas cidades verticais pudessem ser construídas por robots voadores autónomos?

É isso que mesmo que aqui fica demonstrado (em escala reduzida) com pequenos quadcópteros a construirem com sucesso uma torre que, no mundo real, representaria uma cidade vertical com cerca de 600m de altura.

Ganha-se assim mais experiência quanto aos sistemas de controlo necessários para evitar a colisão entre múltiplos quadcópteros em operação, e até quanto ao sistema ideal de posicionamento - que aqui é feito com algum impacto, depois de terem verificado que funcionava melhor que uma colocação mais suave.

Com arquitectos e engenheiros a planearem prédios com 1Km (e até 1 milha) de altura... será que estaremos prestes a ver sistemas destes em acção mais cedo do que se imaginaria?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A TV da Apple


Por esta altura já ninguém subestima a Apple como aconteceu há alguns anos atrás, quando muitos gozavam com a perspectiva de se aventurarem no mercado dos telemóveis, já completamente saturado e dominado por gigantes como a Nokia... e todos sabemos no que isso resultou.

Por isso mesmo, quando os rumores de que a Apple se prepara para entrar no mercado das TVs... sem dúvida que muitos outros gigantes terão motivos para se acautelar.

A verdade é que as TVs continuam a ser aparelhos que pouco ou nada evoluiram nas últimas décadas. Os seus menus continuam tão obtusos como eram na década de 90, e embora agora sejam comecem a ter capacidades de se ligar à internet e até correr Apps... tudo funciona ainda de forma bastante... infeliz.

Se a Apple lançar uma TV, não se esperará nada menos do que o "polimento" que é associado aos seus produtos, e onde até o aparecer/desaparecer do menu da TV seja feito de forma agradável de ver. (E tendo tido a possibilidade de ter tido uma Apple TV em casa por uns dias, posso confirmar que "dá gosto" mexer nela - para não falar das potencialidades quase "milagrosas" do AirPlay, permitindo visualizar filmes ou ouvir músicas a partir de qualquer iPhone, iPod Touch ou iPad.

A questão que se coloca é se a Apple irá efectivamente oferecer TVs "completas", ou continuar a apostar nas caixas tipo Apple TV (cuja próxima geração deverá estar prestes a chegar.)

Fala-se que a Apple deverá lançar três modelos, de 32" a 55", e equipados com o futuro CPU quad-core "A6" que provavelmente veremos no iPad 3 (e capaz de suportar resoluções superiores às do FullHD).

Com acesso ao mercado de Apps, à Siri - possibilitando que simplesmente digam o nome do canal ou programa que queiram ver, por exemplo; ou perguntar a que horas dá o "jogo" que não podem perder - e a todas as outras coisas que a Apple decidir integrar na TV... será que estão prestes a repetir a revolução que foi iniciada com o iPhone em 2007?

Certamente que daqui por um ano saberemos...

domingo, 4 de dezembro de 2011

Espelho Mágico Digital do NYTLabs


Não é a primeira vez que vos falo das criações do Laboratório de Investigação do NY Times, como é o caso da sua mesa de cozinha digital, e até deste próprio espelho mágico.

Ao contrário de sistemas que utilizam apenas uma câmara 2D, este espelho (um ecrã espelhado da Philips) vai mais além... utilizando um Kinect da Microsoft para captar imagens em 3D e todo um sem número de informações que são apenas limitadas pela imaginação quanto ao seu potencial. (Imaginem-se a fazer uma sequência de exercício em frente ao espelho, e ele poder determinar se estão com a vossa forma física "no ponto", ou se têm indícios de um qualquer problema que poderão nem sequer detectar?)

A tecnologia já existe... falta agora fazer com que esteja disponível em para todos e a preços convidativos.



Reveal Project - Personal Data Mirror from NYT R&D on Vimeo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Siri e a Domótica


Não será preciso ser um génio para imaginar as potencialidades de um sistema de reconhecimento e interpretação de voz como a Siri, se aplicadas à domótica. E mesmo se por agora a Apple mantém fechadas essas portas, os hackers rapidamente descobriram formas de as abrir: começando pelo controlo de um simples termóstato.

Agora, temos mais um caso de alguém que, com uma centena de dolares em equipamento, criou um sistema que lhe permite controlar as luzes simplesmente pedindo à Siri que as acenda ou apaga.  E claro... isto é apenas o início.

Se há situação onde os comandos por voz podem funcionar perfeitamente, é em nossas casas: quer para coisas como: "Será que deixei a porta da garagem aberta?" a "Fecha todos os estores", ou até "Diz-me quanta energia estamos a gastar neste momento."


Continuo a achar que a Apple poderá ter aqui uma nova "mina de ouro" de potencial igual ou superior à "App Store" - bastando para isso que dê acesso aos developers para que possam expandir as capacidades da Siri. Senão, não deverá faltar muito para que as Apps comecem a utilizar os SDKs de reconhecimento de voz para implementarem coisas semelhantes sem terem que fazer "batota".