Já vos falei da utilidade das câmaras de infra-vermelhos (ou visão térmica) para detectar fugas de calor que podem aumentar de forma substancial a vossa conta de gás/electricidade ao fim do mês. Mas... há muito mais coisas que estas câmaras podem fazer, desde auxiliar a detecção rápida de casos de febre até - e mais interessantes para o tema deste blog - detectar rupturas de canos.
Não é algo que se deseja a ninguém, mas uma ruptura ou fuga de um cano pode ser algo bastante trabalhoso de detectar e reparar.
Com uma câmara térmica, um cano enterrado sob o vosso chão torna-se rapidamente visível, sendo facilmente detectáveis quaisquer fugas.
No caso da imagem em cima, vemos o local da fuga de água quente.
Na imagem seguinte, vamos a imagem de um cano (visível mesmo sob um tapete) que aparenta estar em perfeitas condições, sem qualquer sinal de fugas ou derrames.
Uma vez que este tipo de equipamente é bastante dispendioso, seria bom se as juntas de Freguesia pudessem disponibilizar este tipo de serviços para ajudar os seus residentes a detectar e resolver este tipo de problemas rapidamente.
Já agora, alguém me sabe dizer se as empresas de certificação energética fazem alguma vistoria com este tipo de câmaras?
Conheço algumas que utilizam, mas não para uma análise profunda, apenas para uma visão geral na identificação de um possível ponto critico (apesar de em 90% dos casos os pontos serem sempre os mesmos) e então depois utilizam outro tipo de equipamentos mais precisos. Mas pelo conhecimento que tenho do sector a maioria não usa nem dispõe desse tipo de câmara.
ResponderEliminar